Os alimentos como fonte de vida. PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Ciências Naturais - Projetos


Projeto – Ciências
4º ano - 3ª série
Centro Educacional Amanhecer

Objetivos

  • Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação.
  • Conscientizar os alunos acerca da importância de uma alimentação saudável para a vida dos seres humanos.
  • Conhecer e classificar os alimentos de acordo com sua função (construtores, energéticos ou reguladores).
  • Conhecer e compreender a origem dos alimentos (vegetal animal e mineral).
  • Conhecer os tipos de nutrientes (açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água) e suas principais fontes.
  • Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos elas são encontradas.

Material:

  • cartolinas coloridas;
  • placas de E.V.A. coloridas;
  • TNT colorido (vários pedaços para o figurino do teatro);
  • adereços diversos para o teatro;
  • cola e tesoura;
  • papéis coloridos;
  • sucata;
  • produtos variados para a mesa de alimentos;
  • computadores com acesso à internet;
  • caderno de aula;
  • fichas pautadas, grandes;
  • textos de jornais e revistas + gravuras;
  • tabela de calorias dos alimentos;
  • hidrocor grosso e fino;
  • mural disponível;
  • livro Novo Eu gosto/ 4º ano – Ciências.

Procedimentos
Pesquisas em livros, jornais e internet.
Vivências.
Trabalhos manuais enfocando os conteúdos.
Discussões coletivas.
Trabalhos individuais e em grupo.
Pesquisa de campo.
Entrevistas.
Confecção de murais.

 

Atividades

1ª Atividade
Sensibilização:
Lançar o tema do projeto com base na discussão do assunto,
utilizando o texto das páginas 137 a 141 do livro Novo Eu gosto/4º ano. Levar os alunos a refletir sobre o que leram, fazendo uma comparação entre as
informações do livro e sua própria alimentação diária. Solicitar que no dia seguinte cada aluno leve para seu lanche individual alimentos saudáveis e, antes do horário do recreio, apresentem para os colegas aquilo que levaram. A turma avaliará,
juntamente com a professora, se a proposta foi cumprida por todos corretamente, comparando com o texto do livro. Como tarefa de casa, solicitar que cada aluno pesquise em livros, jornais ou internet, um texto e gravuras variadas que tratem
sobre o assunto em estudo e apresentem em classe dentro do prazo a ser combinado.

2ª Atividade
O texto que cada aluno selecionou será aproveitado na aula de Língua Portuguesa. A professora poderá escolher alguns alunos voluntários que deverão contar para a turma aquilo que leram no texto pesquisado. Depois dessa atividade,
a professora entregará uma ficha pautada, grande, a cada aluno da classe, para que realizem um fichamento, destacando os dados principais da sua tarefa de casa. A professora fará a correção do material e,na etapa seguinte, pedirá que troquem entre si os fichamentos, para que cada um possa ler o trabalho do colega e obter mais informações sobre o tema.

3ª Atividade
Numa próxima aula de Ciências, a turma se dividirá em grupo para construir um mural para o corredor cultural da escola. De posse das figuras que pesquisaram, cada grupo receberá: cartolina, cola, tesoura, hidrocor grosso e fino e o que mais
for conveniente para que usem a criatividade. Discutirão o layout do cartaz e o melhor modo para desenvolvê-lo , colocando em prática. Na seqüência, devem organizar a colagem das figuras, as informações que serão escritas, etc... e montar o mural, que será exposto para a apreciação do restante da escola.

4ª Atividade
Convidar uma nutricionista para ser entrevistada pela classe, com o objetivo de aprofundar os tópicos que já foram estudados até o momento. As crianças devem preparar as perguntas que serão feitas à nutricionista e depois anotar sucintamente as respostas no caderno de aula para uma comparação e discussão posterior.

5ª Atividade
Após registrarem todas as novas informações colhidas ao longo da entrevista, a professora acompanhará a turma à aula de Artes, na qual, com a ajuda do professor da área, deverão construir uma pirâmide alimentar, posicionando corretamente os alimentos dentro dos diferentes patamares da pirâmide.
Conforme forem realizando a construção, novas informações devem ser acrescentadas ao conteúdo já existente para enriquecer o conhecimento do aluno, principalmente as informações que dizem respeito à quantidade de cada alimento
a ser ingerida ao longo do dia, para que as crianças tenham a possibilidade de compreender e modificar seus hábitos alimentares.








6ª Atividade

Após a entrevista e a confecção da pirâmide, montar com os alunos uma mesa de alimentos. Cada criança será encarregada de e, no dia combinado, levar o alimento que lhe foi pedido previamente para a montagem da mesa que deverá
conter diferentes grupos alimentares, de diferentes origens e nutrientes. A mesa deverá ser montada tendo em vista uma separação didática entre os grupos de alunos, para fins de estudo e observação. Após as considerações gerais, os alunos poderão comer os alimentos da mesa.

 

7ª Atividade
Na aula de Matemática, montar um cardápio saudável para um dia de consumo, e solicitar que, em grupos, os alunos pesquisem os valores dos alimentos para a montagem desse cardápio.

8ª Atividade
A atividade acima poderá ser realizada em uma nova aula. Dessa vez, a professora de Matemática poderá aproveitar o cardápio sugerido na aula anterior e, de posse de uma tabela de calorias, cada criança calculará quantas calorias devem ser ingeridas ao longo do dia tendo por base esse cardápio.

9ª Atividade
Com o auxílio da professora de Informática, entrar no site www.canalkids.com.br, fazer uma incursão no link multimídia e escolher o tema alimentação. Nesse link será possível interagir com diversos tópicos importantes e interessantes, que podem ter sido estudados ou não em sala de aula, mas certamente vão enriquecer a proposta de estudo.

10ª Atividade
Realizar uma incursão à cantina da escola para observar os produtos que estão sendo comercializados. Observar se, na maioria, os alimentos são saudáveis ou não. Caso não sejam, conversar com o dono da cantina e realizar uma campanha em prol de uma alimentação melhor na escola.

11ª Atividade
Nas aulas de Teatro, criar um texto infantil por meio do qual a classe possa se expressar sobre o assunto que estudaram. O texto deverá ser descontraído e engraçado, sem deixar, porém, de sistematizar as informações estudadas no projeto. Confeccionar com a turma o figurino e os cenários e, no dia combinado, apresentar a pequena peça para os alunos da Educação Infantil;

Orientações para o professor
É importante que antes de solicitar que façam o fichamento do conteúdo estudado, a professora dê uma aula sobre esse tipo de proposta para mostrar aos alunos suas características e como fazer, para que comecem a compreender um pouco mais sobre a metodologia de estudo no nível básico.
Para o trabalho em grupo, é fundamental conversar com a classe sobre a importância da divisão de tarefas. A turma deverá compreender que o grupo precisa ter um representante, um relator, e as decisões precisam ser tomadas em consenso, ouvindo-se a posição de todos antes de chegar ao produto final.
É importante que a professora, o tempo todo, seja a mediadora dos trabalhos e das discussões. É fundamental que circule por entre as carteiras no momento do trabalho individual ou em grupo, resolvendo dúvidas, ouvindo posicionamentos, questionando, fazendo com que reflitam sobre suas afirmativas etc.
No momento da construção da pirâmide alimentar, o uso da criatividade é imprescindível! Que tal usar sucata para construir uma pirâmide tridimensional? A troca de informações com o professor de Artes, feita anteriormente, é fundamental para traçar as diretrizes e selecionar o material com antecedência.
Para montar a mesa de alimentos, é importante conseguir os produtos com antecedência e em quantidade suficiente para que todos possam provar de tudo, caso desejem. É essencial observar também se, no momento da seleção dos produtos, existem representantes de todos os grupos alimentares.
Na atividade de Matemática, nº 8, a professora deverá fazer uma cópia da tabela de calorias dos alimentos para cada criança, para que todos possam pesquisar com facilidade, sem serem prejudicados pela falta de material.
Como no 4º ano/3ª série os alunos ainda não trabalham com porcentagem, a atividade nº 7 pode ser realizada levando-se em consideração o preço total do quilo, dúzia, litro etc. de cada alimento relacionado no cardápio; de outro modo,
ficará muito difícil realizar o cálculo sugerido.
No momento da montarem da peça de teatro para a Educação Infantil, a professora deverá observar se todos os alunos estão participando de alguma etapa da realização, para que nenhuma criança fique segregada. É fundamental, também, respeitar as aptidões de cada um, para que ninguém fique obrigado a fazer algo de que não goste. Caso contrário, a atividade deixará de ser prazerosa para ser um martírio.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2014 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP