Avaliação: Bimestral Ciências PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Ciências Naturais - 3º ano




Avaliação Bimestral de Ciências


1 - Assinale com um (X) os animais que estão em perigo de extinção.

 

2 - Complete com os sentidos.

TATO PALADAR OLFATO OLFATO AUDIÇÃO


______________    ____________   ____________   ________________ _______________
 
3 - O ser humano consegue modificar o ambiente para o próprio bem. O que ele
transformou nesses casos?



(    ) o ar
(    ) o solo
(    ) a água

 

4 - O que causa a poluição do ar?
__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

5 - O que devemos fazer com o lixo de nossa casa?
(    ) Jogar na rua.
(    ) Jogar nos rios e córregos próximos.
(    ) Separá-lo e levar para reciclagem.

6 - Como podemos aproveitar:

a força do vento:____________________________________________________

a força da água dos rios:______________________________________________

o petróleo:_________________________________________________________

o carvão:__________________________________________________________

7 - Relacione os recursos naturais à sua utilidade:

( a ) petróleo                             (  ) jóias, objetos preciosos
( b ) água                                  (  ) combustível, açúcar
( c ) ouro                                  (  ) móveis, casas
( d ) cana-de-açúcar                    (  ) irrigação, beber
( e ) árvore                                (  ) gasolina, tinta, querosene


8 - Assinale as afirmações corretas.

(   ) Devemos respeitar as leis de proteção aos animais e às plantas silvestres.
(   ) O lixo não deve ser reciclado.
(   ) As indústrias devem jogar seus resíduos nas águas dos rios.
(   ) No mundo todo, milhares de pessoas lutam pela preservação da natureza.

9 - Feche os olhos por alguns instantes e escreva dois sons que pode ouvir.

a)________________________________________________________________

b)________________________________________________________________

10 - Escreva qual dos sentidos você usa para:

sentir um perfume:_______________________________________

perceber a maciez de um ursinho:______________________________

apreciar uma música:_______________________________________

experimentar o sabor de um doce:_________________________________

assistir a um jogo de futebol:____________________________

11 - Desenhe um solo poluído.

 


12 - Desenhe um exemplo de água poluída.

 

 


13 - Desenhe como fica o ar poluído.

 

 

14 - Cite dois exemplos em que podemos ler um artigo sobre poluição atmosférica.

a)_________________________

b)________________________

15 - Em que tipo de programa na televisão ficamos sabendo da poluição
ambiental?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

16 - Por que a poluição do ar, das águas e do solo é notícia?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

17 - Por que alguns animais estão em extinção? Dê dois exemplos.

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

18 - Se você fosse o presidente do Brasil, o que faria para evitar a poluição?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

19 - Desenhe como você gostaria que fosse o meio ambiente.

 


20 - Escreva uma cartinha para os moradores do seu bairro informando sobre
algum lugar que está abandonado. Diga onde fica, o que está acontecendo, por
que você está preocupado; marque uma reunião com dia e hora para decidir o que
pode ser feito para melhorar.

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________






Respostas:
1 - Assinale com um (X) os animais que estão em perigo de extinção.


2 - Complete com os sentidos.
TATO PALADAR OLFATO VISÃO AUDIÇÃO


3 - O ser humano consegue modificar o ambiente para o próprio bem. O que ele
transformou nesses casos?
( ) o ar
( x) o solo
( ) a água


4 - O que causa a poluição do ar?
As queimadas, as fábricas, os veículos que emitem gases e fuligem etc.

5 - O que devemos fazer com o lixo de nossa casa:
( ) Jogar na rua.
( ) Jogar nos rios e córregos próximos.
( x) Separá-lo e levar para reciclagem.

6 - Como podemos aproveitar:
a força do vento: para mover moinhos, barcos, gerar energia elétrica
a força da água dos rios: para mover as turbinas das hidrelétricas
o petróleo: para gasolina, querosene, tintas
o carvão: produzir calor, mover máquinas


7 - Relacione os recursos naturais à sua utilidade:
( a ) petróleo ( c ) jóias, objetos preciosos
( b ) água ( d ) combustível, açúcar
( c ) ouro ( e ) móveis, casas
( d ) cana-de-açúcar ( b ) irrigação, beber
( e ) árvore ( a ) gasolina, tinta, querosene


8 - Assinale as afirmações corretas:
( X ) Devemos respeitar as leis de proteção aos animais e às plantas silvestres.
( ) O lixo não deve ser reciclado.
( ) As indústrias devem jogar seus resíduos nas águas dos rios.
( X ) No mundo todo, milhares de pessoas lutam pela preservação da natureza.

9 - Feche seus olhos por alguns instantes e escreva dois sons que pode ouvir:
a) Livre ( buzina de carro, sirene, choro de criança, grito, etc.)
b)__
10- Escreva o sentido que você usa para sentir:
um perfume: olfato
a maciez de um ursinho: tato
uma música: audição
o sabor de um doce: paladar
assistir um jogo de futebol: visão

11- Desenhe um solo poluído.
Livre ( local sujo, com lixo, etc )

12- Desenhe um exemplo de água poluída.
Livre (com lixo, garrafas boiando, espuma, pneus etc.)

13 - Desenhe como fica o ar poluído.
Livre (fumaça, escuro, nuvens escuras etc.)

14 - Cite dois exemplos de onde podemos ler um artigo que fala da poluição
atmosférica.
a) revistas b) jornais (livros, folhetos, internet etc.)


15 - Em que tipo de programa na televisão ficamos sabendo da poluição
ambiental?
Noticiários, serviço meteorológico, previsão do tempo

16 - Por que a poluição do ar, das águas e do solo é notícia?
Porque é muito importante as pessoas saberem das conseqüências que a
poluição traz para todos: doenças, sujeira, contaminação, etc, e saber como evitála.

17 - Por que alguns animais estão em extinção? Dê dois exemplos.
Por atitudes do homem como caça indiscriminada para venda e uso, caça e pesca
em épocas de reprodução, a destruição dos ambientes com derrubadas de matas
e construção de barragens. A natureza também colabora com a extinção como no
caso dos dinossauros, por falta de alimento, pela seca, etc. Ex. mico-leão
dourado, as tartarugas, o panda, o tigre da Ásia.

18- Se você fosse o presidente do Brasil, o que você faria para evitar a poluição?
Livre
1

9- Desenhe como você gostaria que fosse o meio ambiente.
Livre ( limpo, florido, com vegetação, ar puro,........)

20- Escreva uma cartinha para os moradores do seu bairro falando de algum lugar
que está abandonado. Diga onde fica, o que está acontecendo, porque você está
preocupado; marque uma reunião com dia e hora para decidirem o que pode ser
feito para melhorar.

Livre.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2014 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP