Lição de casa: Interpretação de texto - Sílabas PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Língua Portuguesa - 6 anos - 1º ano


Objetivos

  • Reconhecer o que é uma sílaba e identificar a sílaba tônica.
  • Identificar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Identificar palavras em que o l aparece no fim da sílaba (vocábulos escritos com al – el – il – ol – ul) . Comparar essas palavras a outras em que o l é empregado entre consoante e vogal.
  • Revisar os conceitos de ditongo e hiato.
  • Desenvolver habilidade de pesquisar e registrar informações.
  • Compreender as informações principais de um texto.


Material a ser utilizado

Cópias da atividade em número suficiente.


Procedimentos

  • Orientar os alunos para a pesquisa (exercício 2).
  • Verificar se os alunos têm dúvidas quanto à realização dos exercícios.
  • Informar aos alunos que, no exercício 2 de ortografia, a letra l poderá ser colocada em qualquer sílaba, desde que a palavra apresente um novo sentido.
  • Fazer a correção dos exercícios no retorno da atividade.  


Lição de casa

Faça a leitura do texto e realize as próximas atividades.

O carnaval é brasileiro?
Não é, não senhor!!!

O carnaval passou. Três dias de pura folia e alegria. O carnaval do Brasil é considerado o melhor do mundo e muitos até acreditam que ele nasceu por aqui. Mas a verdade é que o carnaval é uma das festas mais antigas que existe. Surgiu no Egito ou na Grécia há milhares de anos atrás. Não tinha nada a ver com samba, desfile ou fantasias. Era uma grande e bonita festa que comemorava a colheita, na qual os escravos podiam brincar à vontade. Muito tempo depois, essa festa chegou a Portugal e recebeu o nome de entrudo e foi com esse nome que chegou ao Brasil. [...]
O carnaval de antigamente era muito diferente: as pessoas saíam para brincar nas ruas, adoravam jogar água, flores e papel picado. Também se divertiam  em bailes em casas ou em clubes. A primeira escola de samba surgiu em 1929 e chamava-se Deixa Falar.

Fonte: Almanaque de Sabedoria Popular. Número 3. São Paulo: Vereda – Centro de Estudos em Educação. Junho/2003.

 

Trabalhando o texto

1- De acordo com o texto, onde e quando provavelmente nasceu o carnaval?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________


2- Como era o carnaval antes de chegar a Portugal?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________


3- Que nome os portugueses deram à festa do carnaval?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________


4- Copie do texto o trecho que explica de que maneira era o carnaval, antigamente, aqui no Brasil.

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________


5- Leia a letra da marchinha de carnaval.

“Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta
Dá a chupeta
Dá a chupeta
Pro bebê não chorar.”


Vamos pesquisar!

Pergunte a seus amigos ou familiares qual é a marchinha de carnaval mais antiga da qual ele se lembra e anote-a  a seguir. Depois, leia-a na sala de aula.

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________






Ortografia

1- O texto lido apresenta algumas palavras com os sons do grupo al el il ol ul. Copie todas elas no espaço a seguir.

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________







2- Coloque a letra L nas próximas palavras, descobrindo que posição ela ocupa em cada uma delas.

Escreva as palavras modificadas nos espaços ao lado. Depois descubra quais delas
apresentam al el il ou ul e circule-as.

a) CAVO: __________________

b) QUINTA: ________________

c) FATO: __________________

d) ATO:___________________

e) AMA: ___________________

f) PANO: ___________________

g) CAMA: ___________________

h) TACO: ___________________

i) VOTA: ____________________

j) CIMA: _____________________

Trabalhando a gramática

1- Separe as sílabas das palavras em destaque e circule a sílaba tônica. Em seguida, classifique cada uma delas em oxítona, paroxítona e proparoxítona.

“O carnaval de antigamente era muito diferente: as pessoas saíam para brincar nas ruas, adoravam jogar água, flores e papel picado. Também se divertiam em bailes em casas ou em clubes. A primeira escola de samba surgiu em 1929 e chamava-se Deixa Falar.

2- Entre as palavras do exercício acima há três que apresentam ditongo e duas que apresentam hiato. Copie-as nos quadros a seguir.


Ditongo


Hiato

 

 

 

Gabarito
Trabalhando o texto
1- De acordo com o texto, o carnaval, provavelmente, surgiu no Egito ou na Grécia há milhares de anos atrás.
2- Era uma grande e bonita festa que comemorava a colheita, na qual os escravos podiam brincar à vontade.
3- O nome de entrudo.
4- “O carnaval de antigamente era muito diferente: as pessoas saíam para brincar nas ruas, adoravam jogar água, flores e papel picado. Também se divertiam em bailes em casas ou em clubes”.
5- Resposta pessoal.

Ortografia
1- Carnaval, Brasil, qual, Portugal, papel, almanaque.
2- a) calvo; b) quintal; c) falto; d) alto; e) alma; f) plano; g) calma; h) talco; i) volta; j) clima.
Circular as palavras: calvo, quintal, falto, alto, alma, calma, talco e volta.

Trabalhando a gramática

1- an – ti – ga – men – te (paroxítona); pes-so-as (paroxítona); sa – í am (paroxítona); jo – gar ( oxítona); á- gua (paroxítona); pa – pel (oxítona); tam – bém (oxítona); di – ver – ti – am (paroxítona); bai-les (paroxítona); dei- xa (paroxítona); – me – ro (porparoxítona).

2- Ditongos: água / bailes / deixa. Hiatos: sa- í - am, di –ver – ti – am.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2014 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP