Lição de casa: Notícia PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Língua Portuguesa - 2ª série - 3º ano


Objetivos

  • Ler uma notícia e identificar o título e o assunto principal do texto.
  • Perceber a importância do tema da notícia para a compreensão dos problemas ambientais.
  • Identificar personagens de lendas brasileiras presentes na notícia e explicitar as características de outras personagens do folclore brasileiro.
  • Enriquecer o vocabulário do aluno, por meio de exercícios que envolvem palavras de significados semelhantes.
  • Identificar palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
  • Desenvolver a habilidade de registrar informações.

 

Material a ser utilizado

  • Cópias da atividade em número suficiente.

 

Procedimentos

  • Ler o texto coletivamente e em voz alta, na sala de aula, antes de o aluno levá-lo para casa.
  • Chamar a atenção dos alunos para a importância da leitura do vocabulário.
  • Verificar se os alunos têm dúvidas quanto à realização dos exercícios.
  • Fazer a correção dos exercícios no retorno da atividade

Você já leu alguns textos sobre animais: um poema sobre o chupim e outro sobre um jacaré que escovava os dentes. Histórias bem divertidas. Mas o assunto da próxima notícia é muito sério.


Vamos saber mais. Leia o texto.  

Brasil tem 400 espécies de animais em extinção 22/05/2003

Agência Brasil – No Dia Internacional da Diversidade Biológica, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, entre os quais estão o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies de borboletas, besouros e aranhas. A ministra destacou a importância dessas listas como instrumento para definir políticas de preservação ambiental. Ela lamentou que hoje não se respeitem mais os mitos, que conheceu desde criança, e que sempre contribuíram para a manutenção do equilíbrio ecológico.

“Fui criada numa região em que [...] se eu pescasse um peixe a mais, a Mãe D’água iria me levar para o fundo do rio, se eu caçasse uma presa que não fosse para o meu consumo, o Caboclinho da Mata iria me bater. Infelizmente o homem não respeita mais esses mitos. Por isso, temos que criar regras claras de preservação e, para isso, a lista ajuda muito”, afirmou a ministra. O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies.

André Reis Diniz

Fonte: .
Acesso em 17/08/2006.

Vocabulário

diversidade: variedade
fauna: conjunto de animais
extinção: desaparecimento
mitos: histórias imaginárias, de tradição oral; geralmente apresentam personagens
que representam as forças da natureza.
catalogar: ordenar em um catálogo.

 

Trabalhando o texto


1- Qual é o assunto principal da notícia?

( ) A notícia fala sobre a ministra do Meio Ambiente que chegou de viagem.
( ) A notícia fala sobre as comemorações do Dia do Meio Ambiente.
( ) A notícia fala sobre a apresentação de uma lista com o nome dos animais que estão desaparecendo da nossa fauna.

2- O que quer dizer o título “Brasil tem 400 espécies de animais em extinção”?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

 

3- De acordo com o texto, que animais estão desaparecendo?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

 

4- A mãe d’água, Iara ou sereia, o saci, o curupira, o boto e a caipora são personagens de lendas brasileiras.
Você já ouviu falar dessas personagens? Escolha uma delas ou outra que você conheça e escreva o que você sabe sobre suas características.

 _____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________
 

5- Você sabe o que é preservação ambiental? Caso não conheça essas palavras pesquise-as no dicionário.
Em seguida, escreva o que compreendeu sobre essa expressão.

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

 

6- Você acha importante conhecer mais sobre os animais em extinção? Por quê?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________




 

Trabalhando as palavras

1- Cada palavra do quadro pode substituir uma das expressões em destaque nas frases a seguir. Copie as frases fazendo a substituição.


normas – tipos de animais – com risco – colaboraram

a) A ministra lamentou que hoje não se respeitem mais os mitos, que conheceu desde criança, e que sempre contribuíram para a manutenção do equilíbrio ecológico.

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

b) Infelizmente o homem não respeita mais esses mitos. “Por isso, temos que criar regras claras de preservação e, para isso, a lista ajuda muito”, afirmou a ministra.

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________
 

c) O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies.

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________


Trabalhando a gramática


1- Observe as palavras em destaque no texto. Organize essas palavras no quadro, separando-as em quatro grupos: palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

“Fui criada numa região em que havia um código mítico de proteção ambiental: se eu pescasse um peixe a mais, a Mãe D’água iria me levar para o fundo do rio, se eu caçasse uma presa que não fosse para o meu consumo, o Caboclinho da Mata iria me bater. Infelizmente o homem não respeita mais esses mitos. Por isso, temos que criar regras claras de preservação e, para isso, a lista ajuda muito”, afirmou a ministra. O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies.

Monossílabas
Dissílabas
Trissílabas
Polissílabas
       

  

Gabarito

Trabalhando o texto

1- A notícia fala sobre a apresentação de uma lista com o nome dos animais que estão desaparecendo da nossa fauna.

2- Quer dizer que há 400 tipos de animais do Brasil que estão desaparecendo.

3- Estão desaparecendo o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies de borboletas, besouros e aranhas.

4- Resposta pessoal

5- A preservação ambiental diz respeito às ações de conservação do meio ambiente.

6- Resposta pessoal.

Trabalhando as palavras

1. a) A ministra lamentou que hoje não se respeitem mais os mitos, que conheceu desde criança, e que sempre colaboraram para a manutenção do equilíbrio ecológico.
b) Infelizmente o homem não respeita mais esses mitos. “Por isso, temos que criar normas claras de preservação e, para isso, a lista ajuda muito”, afirmou a ministra.
c) O trabalho de catalogação dos animais com risco de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 tipos de animais.

Trabalhando a gramática
Monossílabas: em, de, não, que
Dissílabas: levar, fundo, mitos, muito
Trissílabas: criada, código, consumo, ministra

Polissílabas: infelizmente, preservação, pesquisadores, aproximadamente

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2014 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP